domingo, 22 de abril de 2012

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto/SE
Escola Municipal Pedro Izídio de Oliveira

Projeto Horta na
 Escola







Prof.: Augusto Amenarthas

Abril de 2012

 
Introdução

A horta escolar tem como objetivo principal ligar as várias fontes de aprendizagem, proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que possam permitir práticas ligadas à preservação do meio ambiente.

Objetivos:

* Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
* Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
* Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
* Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
* Buscar informações em diferentes fontes, como a internet por exemplo, para se descobrir o tempo de cultivo, etc.;
* Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
* Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

Instalação e Manejo da Horta

A escolha do local está vinculada a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. Poderá ser implementada em área retangular, cercada com alambrado e com um portão de acesso. Deve-se observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.

Critérios para escolha do local para implantação da Horta

Local Ensolarado: as hortaliças são plantas de crescimento rápido, mas precisam de muita luz para crescerem sadias e rapidamente.

Local próximo à água: água de boa qualidade e abundante é muito importante para a horta.

Terreno bem drenado: as raízes das hortaliças respiram em terrenos compactados ou encharcados a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente para a respiração das raízes, atrasando o crescimento e ocasionando em muitos casos o aparecimento de doenças nas raízes.

Composição do solo: analisando o solo, encontramos 4 elementos (argila, areia, a e matéria orgânica).




Materiais necessários

Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:

§  2 garrafas pet por aluno
§  Grampeador
§  Fita adesiva
§  Estilete

Semeadura ou Plantio

1)    Sementeira A sementeira será feita nos vasos confeccionados com as garrafas pets. A terra deverá ser umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã ou tarde.


Seleção de Hortaliças para Plantio

Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):

a)    Hortaliças Folhas –  repolho;
b)    Hortaliças Frutos – tomate, pimentão;
c)    Hortaliças Condimentos – cebolinha, salsa.


Manejo da Horta

Serão levadas a efeito no manejo da horta:

ü  Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
ü  Retirar plantas invasoras;
ü  Afofar a terra próxima às mudas;
ü  Completar nível de terra em plantas descobertas;
ü  Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);

Colheita e Higienização

A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças.

Consumo

A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



Disponível em http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/ambiental/horta.doc . Acessado em 02 de abril de 2012.


Disponível em http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/02/horta-feita-com-garrafas-pet-dica-de-reciclagem/. Acessado em 12 de março 2012.


VEJAM AS FOTOS DOS TRABALHOS DOS ALUNOS COM O PROFESSOR