domingo, 24 de junho de 2012

CULMINÂNCIA JUNINA COM ALUNOS E PROFESSORES

Festas Juninas no Nordeste 
 
        Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
        Aproveitando o mês junino e os 100 Anos do nosso saudoso Luis Gonzaga, as professoras Renilda, Maria Júlia, Geane, Valdenise e Roberta organizaram uma pequena demostração com seus alunos uma manhã de danças- FORRÓ - e finalizando com as comidas típicas juninas.






























    

PROJETO UCA- UM COMPUTADOR POR ALUNO

Programa UCA em Sergipe
O UCA é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), providenciou toda a infra estrutura e segurança nas escolas para que o projeto se torne uma referência. Sergipe tem o grande desafio de mostrar que o uso das novas tecnologias, associado à capacitação e motivação de professores e alunos, provocará um salto na qualificação da educação. Por isso, o governo abraçou essa causa e apoiou de forma incondicional o lançamento do UCA no estado, disse o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
O critério para implantação do projeto em um determinado município era que ele tivesse aproximadamente 3 mil alunos em toda a rede pública, além de espaço físico adequado e viabilidade técnica. A Barra dos Coqueiros, por exemplo, onde o UCA foi implantado inicialmente, possui um total de 3.670 alunos matriculados no ensino básico em escolas da rede pública e 180 professores lecionando. Todos eles serão contemplados com os laptops.
Os computadores portáteis utilizados pelo programa foram desenhados a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro. Através de uma licitação realizada nacionalmente, o modelo apresentado foi o vencedor e virá adaptado com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, além de um bloqueio do sistema operacional para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.
Em Sergipe, nove municípios são contemplados pelo programa UCA, mas atende a somente uma escola por município, enquanto Barra dos Coqueiros tem todas as escolas públicas beneficiadas.
Projeto UCA – UM COMPUTADOR POR ALUNO

Segundo a diretora da unidade escolar, Rosicleuma Soares de Figueredo Alves

Socializar e instituir novas configurações das tecnologias digitais tem sido um dos principais elementos do processo de inclusão digital que beneficia alunos e professores da rede municipal de ensino. A partir do mês de setembro de 2010 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Izídio de Oliveira, localizada no povoado Monte Coelhos município de Tobias Barreto-Sergipe, foi beneficiada com o projeto “Um Computador por Aluno” (UCA), coordenado pelo Governo Federal.
No corrente mês, a escola recebeu 625 computadores portáteis (laptop) para cada estudante e professor de educação básica. Os computadores funcionarão com o sistema Linux e terão ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas. Para garantir a utilização do novo recurso como instrumento pedagógico, pesquisadores dos departamentos de Física e Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) darão suporte aos professores da EMEF Pedro Izidio de Oliveira, principais mediadores do que deverá contribuir significativamente para a melhoria do nível de aprendizagem em sala de aula. Os professores e coordenadores escolares ainda dispõem do programa e-proinfo para ter acesso à utilização do Sistema Operacional Linux Educacional.
“A princípio a novidade despertou bastante interesse tanto dos alunos quanto do professor, diante de uma nova ferramenta utilizada na escola, capaz de nos trazer grandes benefícios, afinal, não podemos desconhecer as inovações apresentadas pelas novas tecnologias”, declara.
Para receber os laptops, o município arcou com todas as despesas da infra estrutura da escola, como por exemplo, comprou mesas para aluno e professor, armários, foram instaladas 45 tomadas em cada sala, foi responsável por toda a despesa da rede de computadores que não necessita de fios para se conectar a Internet no anexo da escola. Esse investimento é um marco para a rede municipal de educação.
               Em outubro de 2010, toda equipe da escola começou a participar da formação do projeto com a Universidade Federal de Sergipe onde um dos objetivos é conhecer a máquina e o programa para então dá o suporte necessário ao aluno. Os educadores estão tendo oportunidade de aprender a desenvolver ações pedagógicas através dos recursos tecnológicos, tornando assim as aulas mais prazerosas e dinâmicas. Apesar de que, com a inserção um tanto atrasada na escola, ainda temos muitos e muitos profissionais, educadores que encontram “bicho-de-sete-cabeças” e tem de verdade uma dificuldade enorme em lidar com a era digital e a informatização. Contudo, o maior beneficiado dessa inovação tecnológica é o aluno, pois através da inclusão digital ele amplia seus conhecimentos, possibilitando a sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho.
 Trabalhar as tecnologias não é coisa de outro mundo, mas também não é tão simples.  Assim, exige dos profissionais envolvidos uma transformação de atitude e padrões e muita paciência para aqueles que se deparam pela primeira vez com as ferramentas. O novo é assustador, provoca ansiedade, medo e pode também causar transtornos quando não bem administrado. É preciso ter muita segurança para fazer uso dessa ferramenta na escola. Para os alunos, é uma novidade maravilhosa, a sua inserção no mundo digital, o contato com um mundo virtual, imenso, cheio de surpresas.
Diante da insegurança e do medo de enfrentar essas tecnologias, os professores buscam interagir o uso do laptop em suas aulas, como por exemplo, os professores do 1° ano ao 5° ano utilizam o básico da ferramenta, como o processador de textos- (ditado do alfabeto, palavras, frases, textos etc.),  EduSyst, os jogos, pesquisa na internet.Trata-se de uma interação entre a informática, aluno, professor e educação de forma que estabeleça um contato agradável a todos. Do 6° ao 9° ano os professores utilizam o Laptop Educacional com pesquisa envolvendo temas atuais fazendo os alunos a entrar em contato com as notícias do Brasil e do mundo. Além das pesquisas também são feitas produções de textos e acesso as redes sociais.



      Depoimento do aluno Micael do 5° Ano sobre o Projeto UCA
                                

 
                         Depoimento da aluna Eloísa do 5° Ano sobre o Projeto UCA

quinta-feira, 21 de junho de 2012

AULA DE CIÊNCIAS: ERUPÇÃO VULCÂNICA

INTERAGINDO
 
       Com o objetivo de simular uma erupção vulcânica em um ambiente terrestre os alunos do 6º A, da E.M.E.F. Pedro Izídio de Oliveira construíram o seu próprio vulcão.

        A atividade despertou a curiosidade dos alunos. Eles ficaram satisfeitos com o resultado da experiência.

 
FAÇA SEU PRÓPRIO VULCÃO

MATERIAL
  • 3 copos plásticos de 180ml ou 200ml· 
  • 1 bacia com água
  •  1 placa de madeira ou isopor de aproximadamenten50x50 cm
  • 1 kg de argila
  • Água
  • Jornais velhos
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre
  • Corante alimentar vermelho ou anilina vermelha
  • Colher de sopa

DESENVOLVENDO A ATIVIDADE


A – Coloque os jornais dentro da bacia com água, para umedecê-los.
B – Sobre a placa de isopor ou madeira molde os jornais umedecidos na forma de um monte, colocando um copo na ponta.
C – Cubra o molde de jornais com a argila, moldando-o no formato de um vulcão. Deixe a abertura do copo livre. Espere secar por 24 horas.
D – Coloque três colheres de sopa de bicarbonato de sódio no interior do copo que se encontra no topo do modelo.
E – Em outro copo plástico, coloque vinagre até metade de sua capacidade e acrescente algumas gotas do corante.
F – Despeje o vinagre com o corante dentro do copo com bicarbonato. Afaste-se e observe o que acontece.

DICA:

        Utilize água para facilitar a manipulação da argila. Você pode acrescentar ao redor do vulcão pequenos galhos e folhas caídas de vegetais para simular a vegetação existente em um ambiente.


PROFESSORA JOZELMA ARAUJO

BOA AULA!

                                                      Fonte: Projeto Radix_ 6º ANO_pág.52 Editora Scipione

 EXPOSIÇÃO DAS IMAGENS: