ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PEDRO IZÍDIO DE OLIVEIRA
GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA
TOBIAS BARRETO - SE
JULHO DE 2012
I. APRESENTAÇÃO
Segundo GADOTTI e ROMÃO (2002, p.19), “enquanto a escola não for de todos, enquanto todos não se interessarem por ela, ela não poderá ser de todos”. Corroborando com essa ideia anteriormente apresentada, essa proposta tenta melhorar a autoestima da comunidade escolar, atenuando para sua importância social. Conquanto, para que essa autoestima venha a surgir no aluno, a escola deve oferecer um ensino de qualidade, com material humano qualificado e compromissado com a educação, bem como oferecer uma estrutura física minimamente suficiente e eficiente no sentido de facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
1.1. Dados de identificação
Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Izídio de Oliveira
Ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Turno: matutino e vespertino
ATIVIDADES CULTURAIS, ESPORTIVAS E RECREATIVAS:
· Dança
· Show de Calouros
· Elaborar uma paródia, tendo como temática o MEIO AMBIENTE.
· Elaborar um painel temático sobre o Centenário do Rei do Baião “Luiz Gonzaga”.
· Soletrando
· Tarefa surpresa
· Desfile do garoto e da garota Pedro Izídio de Oliveira
· Vestir-se como o Rei do Baião (prova de agilidade)
· A torcida mais organizada
· Levar o maior número de pais para o Dia dos Pais
· Provas com obstáculos (apenas para a educação infantil)
· Futebol
· Voleibol
· Atletismo
· Queimado
· Dama, xadrez e dominó
CATEGORIAS
· Infantil – Pré, 1º, 2º, 3º A, 3º B, 4º A, 4º B, 5º A, 5º B e 5º C
· Juvenil – 6º A, 6º B, 6º C, 6ª, 7º, 7ª A, 7ª B e 8ª
Data de realização: 06 a 11 de agosto de 2012.
Locais: Escola e Campo de Futebol de Monte Coelho.
II. OBJETIVO
- Promover a integração e socialização da comunidade escolar através de atividades culturais, lúdicas e esportivas.
- Possibilitar o conhecimento acerca da cultura corporal, através de conceitos e vivências motoras;
- Proporcionar o entendimento de conceitos e manifestações relacionados aos processos de desenvolvimento humanos, sociais e biológicos;
III. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Conhecer e participar das atividades culturais e corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e intelectuais, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
IV. JUSTIFICATIVA
Diante das velhas e das novas transformações emanadas no contexto educacional brasileiro e diante de nossa realidade mais próxima, a educação em nosso Estado, faz crescer uma nova forma de intervenção da escola na sociedade, ou seja, tornando-a cada vez mais próxima desta. Assim, neste sentido este projeto se constitui como um dos passos para trazer uma educação pautada nas necessidades concretas e anseios da população a qual a escola serve.
V. ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO
1º Elaboração de projeto de intervenção, com a participação dos profissionais lotados na unidade de ensino, convergente com as diretrizes estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.
2º Criação de mecanismos que possam reduzir o índice de evasão escolar ao mesmo tempo em que o plano de ação direciona para a motivação do aluno e da comunidade.
3º Desenvolvimento de atividades culturais e esportivas contextualizadas com o processo educacional.
4º Participação dos alunos nas atividades estabelecidas de acordo com o programa horário em anexo.
5º Controle de frequência dos alunos participantes por meio de registros em diários de classe e lista de frequência.
6º Controle de frequência dos professores sob a responsabilidade da equipe diretiva e coordenação, onde estes deverão desempenhar e acompanhar as atividades da gincana cultural e esportiva nos seus respectivos horários de trabalho.
VI. RECURSOS MATERIAIS
Bolas de futebol, bolas de voleibol, rede de voleibol, bola de queimado, jogos de dama, dominó e xadrez, caixa de som, microfone, arcos, cones, cordas, bolas de sopro.
VII. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
GADOTTI, M e ROMÃO, J. E. (orgs.) Autonomia da Escola: princípios e propostas para uma escola cidadã. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
ANEXO
PROGRAMAÇÃO GERAL
1 – Atletismo
2 – Futebol
3 – Voleibol
4 – Queimado
5 – Dama, xadrez e dominó
6 – Gincana Cultural:
· Dança
· Show de Calouros
· Elaborar uma paródia, tendo como temática o MEIO AMBIENTE.
· Elaborar um painel temático sobre o Centenário do Rei do Baião “Luiz Gonzaga”.
· Soletrando
· Tarefa surpresa
· Desfile do garoto e da garota Pedro Izídio de Oliveira
· Vestir-se como o Rei do Baião (prova de agilidade)
· A torcida mais organizada
· Levar o maior número de pais para o Dia dos Pais
· Provas com obstáculos (apenas para a educação infantil)
OBS: À EQUIPE CAMPEÃ DA GINACANA CULTURAL E ESPORTIVA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO IZÍDIO DE OLIVEIRA, SERÁ ATRIBUÍDA A PONTUAÇÃO SUPRACITADA NAS DISCIPLINAS CONFORME PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.
DIA 07 DE AGOSTO- 1º DIA DE COMPETIÇÃO
|
Turma do 6° Ano C |
|
Turma da 6ª Série |
|
Turma da 7ª A |
|
Turma do 7° Ano |
|
Turma da 8ª Série |
|
Turma da 7ª Série |
|
8ª Série- Campeão de Futsal |
|
7° Ano-Campeã de Vôlei Feminino |
|
Turma do 6° Ano B
DIA 08 DE AGOSTO- 2º DIA DE COMPETIÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
PROVA DE OBSTÁCULOS
Professora Maria Júlia e sua turma
Coordenadora Zelma brincando com os alunos
Todos juntos numa só alegria
Como é bom ser criança!!!
Preparando para as provas de obstáculos!!!
Anciedade era o que não faltava!
Professora Andrea e Geane
Dança da Cadeira
È hora de sentar!!!!
Olha eles aí!!!
Quem for mais rápido ganha!!!
Tá enxendo!!
Prova de agilidade
Quem vestir primeiro a boneca vence!
Vou terminar!!!
Prova de habilidade
|
COMPETIÇÃO COM O 3° ANO A e B, 4° ANO A e B, 5° ANO A, B e C
|
Professora Roberta e sua turma |
|
Professora Edicleide e Eliena |
|
Professora Eliane e sua turma |
|
Professora Eliena e sua turma |
|
Galerinha linda!! |
|
Esporte é saúde! |
|
Professora Bianca, Roberta e valdenise |
DIA 10 DE AGOSTO- 4º DIA DE COMPETIÇÃO
GINCANA CUTURAL
Fundamental I
|
Painel com Tema: Centenário de Luiz Gonzaga |
|
Painel com Tema: Centenário de Luiz Gonzaga |
|
Turma da Pré - Escolar cantando uma paródia com Tema: Meio Ambiente |
|
Escolha da Garota PIO |
|
Professora Eliane com sua turma |
|
Escolha do Garoto PIO |
|
Garota PIO - 2012 |
|
Professora Lucilene com sua turma |
|
Professora Bianca |
|
Professora Valdenise e Roberta com o Garoto PIO-2012 |
|
Diretora Rosicleuma com o Garoto-PIO |
|
Prova de Agilidade: Vestir-se caracterizando o Rei do Baião |
|
Prova da Dança! Equipe A |
|
Equipe B |
|
Equipe C |
|
Turma da equipe C |
|
Coordenadora Jozelma, aluno Matias e professora Valdenise |
|
Professor Manoel, Professora Bianca e Professor Joilson Rocha |
|
Paródia com Tema: Meio Ambiente-Equipe B |
|
Paródia com Tema: Meio Ambiente-EquipeC |
DIA 10 DE AGOSTO- 4º DIA DE COMPETIÇÃO
GINCANA CUTURAL
Fundamental II
Painel sobre O Centenário de Luiz Gonzaga
|
Alunos do 6º Ano A |
Paródias com Temas sobre o Meio Ambiente
|
Alunos do 6º Ano A |
|
Alunos do 7º Ano A |
|
Alunas da 7ª Série |
|
Alunas da 8ª Série |
|
Convidados Ilustres!! |
|
Representando o Rei do Baião!! |
Desfile da escolha da Garota e Garoto da Pedro Izídio
Show de Calours
Show de Danças!