sábado, 5 de maio de 2012

HISTÓRICO DA DENOMINAÇÃO DA E.M.E.F. PEDRO IZÍDIO DE OLIVEIRA





A Escola Municipal de Ensino Fundamental do Povoado Monte Coelhos, temo como Patrono; Pedro Izídio de Oliveira, por sugestão do Ex. Prefeito João Valeriano dos Santos, em 1974, no ato da inauguração do Primeiro prédio escolar da comunidade. Prédio tal, que em 1989, a Associação Comunitária local, em parceria com o Banco do Brasil, Estado e Município, firmaram um convênio para a construção de uma Escola maior, quando foi liberado o antigo prédio, para a Entidade Convenente.
A referida homenagem ocorreu, em virtude do dito Prefeito, conhecer a história de Pedro Izídio, como líder da região e sempre empenhado pelo desenvolvimento de sua terra, visando o bem estar social do seu povo.
A princípio, mobilizou alguns amigos e construíram uma capela, em 1925, a qual originou a fundação do povoado. E, apesar de não ter estudado, defendia e se preocupava com a educação de sua gente, construindo de imediato uma casa, onde implantou uma Escola sem ônus para o município. E teve como primeira professora sua filha Tercília, a qual incentivada pelo mesmo estudou em Itapetinga Estado da Bahia, devido na época não existir Escola na região. A dita Escola passou por sérias dificuldades; porém lutou com todas as forças pela permanência da mesma, conseguindo posteriormente transformar em Escola Pública, o que favoreceu muito a comunidade.
Depois do seu falecimento em 1948, a aludida Escola foi extinta, por conta das divergências políticas das lideranças da época, só voltando a funcionar no final da década de cinqüenta.
Pedro Izídio teve sua vida voltada a favor da sociedade, atuava como líder, orientador e conselheiro, chegando a ser chamado de mestre Pedro, por muitos dos companheiros e amigos. Título tal, que lhe foi concedido, em virtude da sua determinação, nas soluções dos assuntos relacionados a comunidade, bem como, por ter um bom relacionamento com os Intendentes (Lideranças Políticas) e em seguida com os com os Prefeitos da época, o que facilitava no que diz respeito ao desenvolvimento da região.
Por estas e outras ações, o saudoso Pedro Izídio de Oliveira; recebeu o tão merecido título de Patrono do nosso estabelecimento de Ensino, o qual tem evoluído, porém a população sonha e deseja que continue ampliando suas ações, no avanço da educação; a exemplo do Fundador do Povoado e Patrono da Escola Municipal Pedro Izídio de Oliveira, Orgulho de nossa terra.


FONTE: Maria Vital de Macedo – EX. Professora desta Unidade Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário