segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto Cultura e Identidade

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO IZIDIO DE OLIVEIRA
Trav. Emiliano Jose de Figueiredo, S/N
Povoado Monte Coelhos – Tobias Barreto – SE
Email: pedro.izidio10@yahoo.com.br
Fone: (79) 99446261/3539-5002



PROJETO CULTURA E IDENTIDADE

 





TOBIAS BARRETO/SE



PROJETO CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇAO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL.
 

A escola municipal de ensino fundamental Pedro Izídio de Oliveira, por meio da lei 11.645/08 vem resgatar á cultura indígena e afro-brasileira, rever as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes a história do Brasil por meio do projeto cultura e identidade: comunicação para a igualdade étnico-racial.
Ao pesquisarmos a cultura indígena e afro-brasileira percebemos o acervo de conhecimento que foi deixado por essas duas raças no cenário brasileiro e principalmente na comunidade de Monte Coelhos-SE.
Observamos a interação aluno x comunidade resgatando a cultura do negro e do índio por meio da religiosidade, medicina popular, magia, senso comum, culinária, etc. E com isso percebemos a grandiosidade dessas duas etnias.
O desenvolvimento do projeto deu-se através de entrevistas de pai de santo, benzedeiras, culinária, etc. Mostrando a forte influência em nossa sociedade de nossos antepassados indígenas e negros.

Uma escola cidadã deve reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, concebendo-o como uma riqueza nacional, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando e reconhecendo a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Desse modo, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes; baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos.[1]
As práticas educativas democráticas não podem prescindir da realidade sociocultural brasileira, pois somos uma imensa nação marcada pela diversidade cultural e étnico-racial. [2] Neste sentido, educar para a cidadania implica em “arquitetar um novo projeto de educação que possibilite a inserção social igualitária e destravar o potencial intelectual, embotado pelo racismo, de todos (as) os (as) brasileiros (as), independente de cor/raça, gênero, renda, entre outras distinções.” Contribuindo para o desenvolvimento de um pensar antirracista, combatendo a ideia de inferioridade/superioridade, a criação de estereótipos e estigmas, de indivíduos ou grupos sociais e étnicos, valorizando e respeitando a diversidade humana. [3]






[1]   Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural. Brasília: MEC/SEF, 1998. p.117. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859>. Acessado em 20 jun. 2011.
[2] AZEVEDO, José Clóvis. A escola cidadã: desafios, diálogos e travessias. In: Azevedo ET AL (org.). Utopia e Democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: UFRGS, 2000, p. 47.
[3] Educação antirracista: caminhos aberto pela Lei Federal n° 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção educação para todos) p. 11.




PRODUÇÃO DE GAMELAS





CONFECÇÃO DE VASSOURAS






CONFECÇÃO DE REDE DE PESCAR









BENZEDEIRAS
 






CANDOMBLÉ









  IMAGENS DO ÍNDIO










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